quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Cidade do Ego

           Eu não conhecia tão bem o Tiago, mas apenas alguns minutos de conversa foram suficientes para revelar uma personalidade e idéias muito parecidas com as minhas. Engraçado como tão depressa pessoas praticamente desconhecidas podem se tornar tão próximas da gente. Com certeza eu poderia falar, nesse post, sobre esses encontros especiais que temos na vida, não fosse outra coisa que me chamou muito a atenção nessa ocasião.
            Há algum tempo li o livro “Comer, rezar e amar” de Liz Gilbert. No livro ela relata que, para ela, cada cidade tem uma única palavra que a define bem. Ela exemplificou uma delas. Disse que a palavra que melhor definia Roma era “sexo”. Então fiquei pensando com meus botões: qual é a palavra que define Floripa?
            E nessa conversa que tive com o Tiago, eu finalmente tive a resposta. Floripa é , definitivamente, a cidade do ego.
            Agora, claro, vou explicar o que quero dizer. Moro aqui em Floripa há dois anos muito felizes, instáveis e divertidos. Mas algo me chamou atenção desde que cheguei aqui, além das praias e belezas locais. Não sei se talvez eu só percebi isso porque vim de uma cidade pequena ou se realmente as coisas são assim no mundo inteiro. Mas há tantas pessoas que concordam comigo que cheguei à conclusão de que não posso estar ficando louca. O fato é: Floripa é uma cidade linda, cheia de vida, de pessoas bonitas, de baladas incríveis e sim, cheia de egos inflados.       
            Vi e ouvi tantas coisas aqui que às vezes me pergunto se eu realmente estou ficando antiquada e cafona pra minha idade ou se são as outras pessoas que perderam o senso do ridículo. Vou dar alguns exemplos: numa balada na beira da praia e da piscina em Jurerê vi uma menina de salto, calça jeans, corpete e brincos gigantescos. Tudo isso pra ficar na beira da piscina. E eu, com minha simples Melissa e um macacão simples inevitavelmente me senti inadequada.
            Em outra balada cheguei até a ficar meio besta tentando descobrir se aquilo tudo era competição pra escolher a menina que mais conseguisse mostrar o útero (falo do útero porque ver a bunda já parece ter se tornado algo comum por aqui). Nessa mesma balada eu e minhas amigas vimos uma menina fazendo sexo oral em um menino no meio do camarote. Sim gente, eu estou falando sério. Se o segurança não interrompesse a cena, nem quero pensar no que mais teriam feito ali.
            Outro exemplo bastante explícito: uma pseudocelebridade da cidade promove todos os anos uma “Feijoada do *dito cujo” (não divulgarei o nome) que deveria se chamar “Mulherada do *dito cujo”. Uma festa repleta de mulheres bonitas e roupas mínimas. Na verdade, não é exatamente uma festa, é mais uma maneira fácil e rápida de o anfitrião conseguir juntar a maior quantidade de gostosas possíveis pra ele fazer um “after” no fim do dia. E essa mesma criatura critica os gaúchos por beberem chimarrão na beira da praia alegando que uma coisa não combina com a outra. Mas claro, ele sabe de tudo pois feijoada combina perfeitamente com verão e piscina!!! (AAAA eu me irrito! Desculpem-me, vou voltar ao assunto).
            Também já fui testemunha de uma completa estupidez: meninas que deixam de gastar dinheiro para se alimentar bem para ir pra uma balada top. Outras tantas que se endividam para comprar um vestido arrasador pra sair. Enfim, quem mora aqui sabe do que estou falando e quem não mora vai entender o que estou tentando dizer.
            O fato é. Estou ficando tão acostumada a ver mulheres lindas, gostosas e perfeitas que tenho começado a brigar com o próprio espelho. E ao fazer isso, percebi o quanto estou sendo idiota. Não tenho nada contra bronzeamento, roupas bonitas, baladas cheias de glamour e nem silicone (até porque também quer colocar o meu). Só que tenho percebido uma completa inversão de valores aqui. As mulheres deixaram de ser alvo de admiração e respeito para se tornarem meras bonecas infláveis: lindas, perfeitas, totalmente vendáveis e moralmente nulas. Temos nos orgulhado tanto do progresso feminino que não temos percebido o quanto nos tornamos escravas dos desejos masculinos nos vestindo como vadias e nos comportando pior ainda apenas para nos sentirmos aceitas e chamar atenção. Os homens também tem se orgulhado tanto de suas roupas de marca, de seus carros do ano e de suas carteirinhas de sócios das baladas que não têm percebido o quanto se tornaram objetos nas mãos de muitas mulheres.
            Apesar de me considerar inteligente, até mesmo eu percebi diferenças no meu comportamento desde que me mudei pra cá. Prova disso é o meu guarda-roupa que mudou bastante. Não estou querendo dar nenhum discurso moralista nem reprovar a maneira de vestir das meninas. Estou apenas tentando alertar a todos o quanto tem se tornado perigoso e fútil mudar o nosso “eu” para não nos sentirmos excluídos. E sei que essa não é uma tarefa fácil.
            O verdadeiro desafio de todos nós que moramos aqui é encontrar um equilíbrio entre o que a cidade oferece, o que o sexo oposto quer e o que nós queremos, de todo coração, fazer com tudo isso e conosco mesmos. As pessoas precisam reaprender a valorizar aquelas reuniões de amigos em casa, os cineminhas e barzinhos e “programas de índio”, as roupas simples e os chinelos de dedo. Não há necessidade de sermos incríveis até na beira da praia.
            Temos que lembrar que Floripa é uma cidade e não um tabuleiro de xadrez e que nós somos pessoas e não peões. A vida não é um jogo, ela é uma doce e breve experiência e dela não levaremos nem carros, nem jóias, nem dinheiro nem status. Há uma tênue, mas perceptível diferença entre auto-estima e ego. No dia que aprendermos isso, os orkuts e facebooks estarão mais cheios de amigos do que de parceiros de baladas.

Um comentário:

  1. Ta ai, mais um texto perfeito, vc tem o Dom da escrita Tine. Vc expressa aqui a mais pura realidade, e quando fala sobre: "As mulheres deixaram de ser alvo de admiração e respeito para se tornarem meras bonecas infláveis: lindas, perfeitas, totalmente vendáveis e moralmente nulas"... traduz a realidade de muitas q conheço em Floripa. Vc faz parte de uma agradável excessão.

    Belo Texto. Bjoo

    ResponderExcluir