terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Agulhas e balões

            Nunca imaginei que algo tão simples pudesse fazer tanto sentido ao ser comparado com algo tão complexo. Mas, ultimamente, tenho percebido o quanto os meus sonhos se assemelham com balões. Sim, aqueles balões das festinhas infantis. E eu posso dizer que tenho uma coleção deles.                      
            Alguns deles se foram, há muito tempo, para lugares que nem conheço com pessoas que conheço muito bem. Muitos se perderam no caminho e até foram propositalmente deixados para trás para o momento mais oportuno de resgatá-los. Alguns, sem motivo aparente, acabaram murchando com o tempo. Uns poucos eu expus demais a ponto de permitir que pessoas com agulhas afiadas, em um mínimo momento de distração, os estourassem. Foi então que me dei conta do quanto eles são frágeis, de que a responsabilidade de protegê-los é somente minha.
            Já houve um tempo em que enchi meus balões com esperanças e sentimentos baseados em situações alheias a mim. Também houve um tempo em que costumava exibi-los para outras pessoas alimentando a ilusão de que pudessem compreender a beleza de suas cores e formas. Foi um baque perceber o quanto balões cheios de amor são tão frágeis. Foi difícil descobrir como o azul que tanto amo pareceu ser ridículo aos olhos de alguns. Foi ainda mais triste perceber como todo o ar que empreguei num esforço sincero para enchê-los pareceu tão inútil e desnecessário para outros.                         
            Sonhos são tão ridiculamente parecidos com balões. Posso perceber que eles estão cheios, mas não consigo enxergar seu conteúdo. Quanto mais os tiver, mais colorido fica o meu salão de festas. Mas eles nunca serão mais importantes do que as pessoas que convido para participar de minhas festas. Mas hoje tenho consciência de que, para muitos convidados, os meus balões não farão o menor sentido. Isso fará com que muitos deles se retirem e me questionem. Mas para tantos outros eles parecerão lindos e deslumbrantes.
            Enquanto minha vida se desenrola, muitos deles se perderão pelo caminho, tantos outros novamente murcharão, mas eles jamais deixarão de ter a sua importância. A minha verdadeira intenção é fazer com que muitos desses balões fiquem cheios de conteúdos muito mais palpáveis do que ar.
            Quero que eles sejam tão pesados a ponto de somente eu poder carregá-los ao lado de outra pessoa que também carregue os seus, mas tão leves a ponto de ser a única coisa que levarei daqui para o infinito. Porque, um dia, tornar-me-ei mais leve que o conteúdo de um balão.

5 comentários:

  1. E como se faz quando não se tem se quer forças para enxer os balões? Alguma dica?
    Sou sua fâ.

    ABS

    Betine Abreu

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Os sonhos são realmente coisas intangíveis, que só podemos imaginar. Canso de ver pessoas querendo espetar meus "balões" imaginários, tirando toda a minha empolgação daquela idéia, daquela vontade, daquele sonho. Mas não tem coisa melhor que tu poder ser oque quiser na sua imaginação, nos teus anseios, tuas esperanças. Infelizmente a vida me trouxe a dura realidade, nada melhor do que confiar em algo que podemos tocar, alcançar com NOSSAS próprias forças, sem precisar de ninguém para nos "alavancar". Já fui passado tantas e tantas vezes pra trás por causa dos meus sonhos, por acreditar em algo intocável que hoje sou mais eu, sou independente, confio em mim mesmo e mais ninguém.

    ResponderExcluir
  4. as vezes vemos como se torna mais facil ver os outros carregarem os seus balões à pensar na possibilidade de termos q enfrentar tantas pessoas mostrando q tudo o q, as vezes, demoramos uma vida inteira para conseguir, não tem sentido - furando nossos balões - e nos fazendo pensar como seria facil deixar tudo para trás e apenas deixarmos a vida se desenrolar, mas sem esses balões também não temos como pegar carona e sair flutuando por aí, na mais alta nuvem, onde oq os outros fazem longe de lá pouco importa e é assim q vivemos e aprendemos - sem balões não se vive e pouco se flutua....

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal! Muito obrigada pelos comentários. Adoro quando vocês expressam sua opinião porque acaba com aquela impressão de que estou falando sozinha. Hehe. Adoro ler outras idéias e conhecer ainda mais as pessoas que lêem meus humildes posts. =D

    Betineeeeee.. se quiseres me add no msn eu te digo como encher os teus balões.. ;P
    tine_t2@hotmail.com

    ResponderExcluir