domingo, 9 de janeiro de 2011

Erro ou golpe de marketing?

            Não costumo escrever sobre curiosidades aqui no meu blog até porque deixo posts deste teor para minhas participações no blog da Colcci. Aqui, geralmente, os textos têm um conteúdo mais pessoal e sentimental. Mas eu não podia deixar de comentar a respeito desse acontecimento.
            Estava eu no meu Twitter quando fiquei curiosa com o nome da Fernanda Vasconcellos em destaque no canto direito da tela. Obviamente, cliquei para saber o que tanto falam dela e me deparei com uma frase muito engraçada: “Fernanda Vasconcellos sem umbigo em comercial de Havaianas”. Perguntei-me se aquilo era uma piada e fui consultar o Youtube. E, depois de assistir o vídeo, concluí que ela estava, de fato, sem umbigo no comercial. Estava na CARA que o seu lindo abdômen fora descaradamente manipulado. E claro, não digo isso apenas pela “mera” falta do umbigo, mas também por outra observação: quando ela vira de lado parece faltar um grande pedaço da sua barriga. Ou a menina tem uma grande ondulação que só conseguimos ver quando ela está de perfil ou realmente a manipulação não foi feita de maneira muito satisfatória.
            Então comecei a ler os comentários abaixo do vídeo e realmente tive que concordar com a colocação de um internauta. Assim como ele, também acredito que seja muito improvável ocorrer um erro dessa proporção em um comercial de uma marca tão consagrada. Até eu que sou leiga em manipulação de vídeos teria percebido que a pobre estava sem umbigo antes de aprovar o vídeo para exibição em rede nacional.
            O que nos resta é a seguinte reflexão: será que essa aparente burrice não seria um golpe de marketing um tanto quanto genial? Sim, porque todos nós gostamos de uma novidade, de um vídeo engraçado ou de perceber uma gafe. Não venha você me dizer que, mesmo não gostando de fofoca, não ficou interessado no vídeo. Prova disso é a quantidade de comentários no Twitter, no Facebook e a quantidade de vídeos iguais que estão rolando no Youtube. Apenas um deles já está (neste momento) com 188856 acessos. Detalhe: esse vídeo foi postado no dia sete de janeiro. Quantos comerciais de TV têm tantos acessos em tão pouco tempo?
            Se, de fato, foi erro da equipe de Marketing eu tenho que dizer que foi colossal. Mas ainda acho mais provável que eles tenham, em um golpe de genial sensibilidade, utilizado-se de nossa curiosidade para disseminar uma informação. Nós somos movidos pela curiosidade, gostamos de novidades, queremos saber o que está acontecendo e queremos nos divertir ao mesmo tempo que nos informamos. Se esta foi realmente a maneira como eles chegaram à conclusão de que seria uma ótima idéia tirar o umbigo da Fernanda Vasconcellos para gerar alarde, então tenho que aplaudi-los!!!
            Separei duas imagens abaixo para quem quiser matar a curiosidade. E se ainda não ficarem satisfeitos, não deixem de conferir o vídeo. (Olha eu aqui colaborando pro comercial se espalhar ainda mais, hsuaihsiuahisuha).

http://www.youtube.com/watch?v=RHY4Wu0dngo&feature=topvideos

2 comentários:

  1. hahahaha!
    O preço de parecer magra é isso ai!

    ResponderExcluir
  2. agora ti pergunto! a saída da aryadna do bbb foi erro de marketing? foi erro de estratégia? pq querendo o unão, ela eh a estrela do programa! ou tu achas que ela vai voltra depois?

    ResponderExcluir