Essa semana, quando ouvi uma amiga comentar que queria cortar os cabelos, lembrei-me do dia em que eu cortei os meus. Foi uma mudança drástica aparecer no trabalho com as madeixas curtas após longos cinco anos em que deixei elas crescerem. Muitos amigos perguntaram o que eu tinha na cabeça quando fui cortar todo aquele cabelão. "Por que tu tinhas um cabelo que te deixava com cara de mulherão. Agora estás parecendo com uma menininha. Estás com cara de emo. Que loucura que tu fizeste!"
Minha tatuagem também rendeu muitos comentários positivos e negativos: "Cris, essa tatuagem enorme não tem nada a ver contigo. Parece uma motoqueira tatuada" E daí por diante...
Você deve estar pensando: "Tá, e daí? O que eu tenho a ver com o maldito corte do teu cabelo e a tua tatuagem?". Na verdade, a minha intenção ao contar este episódio é muito maior do que simplesmente descrever a minha transformação visual. A intenção é falar sobre quantas coisas deixamos de fazer por causa das opiniões alheias.
Já perdi a conta de quantas vezes ouvi pessoas comentarem que tinham receio de mudar algo na sua aparência por medo da reprovação da família, do chefe, do namorado... Ou pior, quantas vezes ouvi mullheres falarem que iam pra academia escondidas do marido porque ele tinha ciúmes.
Uma tatuagem nova, um piercing, um novo corte ou tintura nos cabelos, uma lipo ou silicone, uma mudança na maneira de se vestir, uma maquiagem diferente. Ou, no caso dos homens, uma depilação, um novo molde pras sobrancelhas, ou a escolha de começar a malhar e ficar mais "fortinho".
É claro que se você trabalha num escritório, não vai aparecer com dois piercings no rosto e uma tatuagem cobrindo todo o braço. Sou uma grande defensora do bom senso pois também sou testemunha de muitas gafes que as pessoas cometem no dia-a-dia. O equilíbrio é importante também na etiqueta visual.
O problema é quando começamos a limitar nossas escolhas por medo dos julgamentos alheios. Ou principalmente nós, mulheres, que deixamos de mudar certas coisas no visual com medo de não sermos mais tão femininas, ou com medo de não atrair mais olhares masculinos por não estarmos dentro dos padrões de beleza ditados pela rede Globo ou pela Playboy. Ou pior, quando mudamos completamente nossa aparência só pra ficarmos parecidas com a tal mocinha da novela, sabendo que aquilo não tem nada a ver com o nosso gosto pessoal.
Caras amigas e amigos, a nossa imagem reflete o que nós somos por dentro. Uma imagem falsa pode ser adotada, mas nunca sustentada. Faça com que as suas mudanças visuais sejam coerentes com o que você guarda no seu coração. Não importa o que os outros digam sobre a sua aparência. O que importa, verdadeiramente, é você se olhar no espelho todos os dias e gostar do que está vendo.
Se eu disser que sou totalmente satisfeita com minha aparência estarei contando uma mentira monumental. Apenas me rendi à idéia de que a unanimidade é impossível. Eu não sou linda aos olhos de todos. Mas sei que as pessoas podem não concordar com as mudanças que escolhi fazer, mas elas têm a obrigação de respeitar.
Não aceite chantagens nem palpites. Mas saiba que não há mudança visual que faça milagres se as mudanças em você não começarem "por dentro".
Silicone não faz milagre se você odeia o seu corpo. Uma nova tatuagem não muda sua vida se você não mudar sua atitude. Se você se sentir confiante e amar a si própria, para se sentir poderosa, você nunca vai precisar de cabelos compridos...
Mudar eh bom, faz bem, e eh necessário. Já tive cabelo comprido, e tive q cortar por razões éticas de trabalho, simplesmente o cara chegou pra mim e disse: "eu até ti indico ao lugar pra ti trabalhar, mas tu tem q cortar o cabelo". E assim eu fiz, e assim ganhei meu emprego q estou até hoje! Mudar eh necessário, a mesmice de sempre é um saco, sempre ser o bonzinho enjoa, temos q ser malvados um pouco pra sair da rotina as vezes! hehe
ResponderExcluirPor incrivel que pareça, sempre que eu me olho no espelho todos os dias me sinto satisfeito com o que vejo (claro que nao completamente, mas já é um grande avanço rumo à felicidade)
ResponderExcluirEu já mudei para agradar os outros, mudei de volta, dai parei e mudei pra ficar o jeito que gosto e tá otimo xD